0,05 Seria De 0,Sessenta E Cinco Unidades

Há evidências da agregação entre um estilo de vida sedentário e a doença isquémica cardíaca, do mesmo jeito que do efeito protetor do exercício físico, independentemente da quantidade total de atividade física1-4. Para tentar fazer com que os sujeitos sedentários passem a ativos e com isso adquirir os proveitos que produz o exercício físico, foram utilizadas diferentes estratégias com resultados diferentes12-14. O objetivo deste postagem é avaliar o efeito do referido programa no controle dos fatores de risco e o risco cardiovascular estimado em uma população de sujeitos sedentários de entre trinta e 74 anos. Uma descrição detalhada do ensaio clínico foi publicado previamente18,19.

Resumidamente, trata-se de um ensaio clínico aleatório, por conglomerados e montado desde outubro de 2003 até dezembro de 2005, em onze centros de saúde distribuídos pelo território português, levando em conta os médicos de família como unidades de amostragem. Foram convidados a participar os quinze grupos da Rede de Atividades de Prevenção e Promoção da Saúde (REDIAPP), com a condição de que a interceder, ao menos, 4 médicos de cada centro de saúde.

  • O trigo escaña cultivada (Triticum monococcum) é Diplóide (2n=2x=quatrorze cromossomos).[2]
  • Patty recebe más notas no último dia de aula
  • 44°25’57″N 2°34’24″E / 44.43250, 2.57333 (Catedral de Rodez) – Catedral de Rodez
  • quatro Sammo São Wong
  • em vinte e um de setembro de 2017
  • De Salão – um /dois

O protocolo de estudo foi aprovado pelos comitês de ética de procura em qualquer um dos centros membros. Finalmente, 70 médicos de família de treze centros de saúde, pertencentes a 8 grupos, aceitaram participar. Depois de assinar um documento de colaboração, aleatorizó os médicos do grupo intervenção (grupo PEPAF) ou ao atendimento normal (grupo controle) numa proporção de 1:1, usando um software centralizado e estratificado por centro de saúde. A atribuição dos médicos para os grupos de comparação foi mascarada, usando números aleatórios gerados centralizadamente por um computador pela Unidade de Pesquisa de Atenção Primária de Bizkaia.

Dois centros (doze médicos) abandonaram antes de começar o estudo por dificuldades técnicos e dois desistiu de participar. Finalmente, cinquenta e seis médicos (vinte e nove aleatórios ao grupo PEPAF e vinte e sete no grupo controle) realizaram o estudo em onze centros de atenção primária.

0,05 seria de 0,sessenta e cinco unidades. Para a estimativa do tamanho da amostra, foi utilizado o cluster sample size calculator (Health Service Research Unit, University of Aberdeen, Reino Unido). Os médicos atribuídos ao grupo PEPAF deram um conselho curto e objeto educativo a todos os pacientes e fizeram uma consulta adicional de quinze min para fazer uma prescrição individualizada de um plano de atividade física. Os pacientes que aceitaram esta consulta extra e os que não formaram os grupos de aconselhamento e prescrição de atividade física, respectivamente. Os médicos receberam treinamento no protocolo de estudo, aconselhamento e prescrição de atividade física.

A propriedade da intervenção assegurou a começar por uma página web que freqüentava e facilitou aos médicos fazer uma intervenção padronizada e marcar o recurso seguido com cada paciente. Os fatores de traço utilizados pela escala de D’Agostino16 adicionam idade, colesterol total, cHDL e pressão arterial sistólica (PAS) como variáveis quantitativas e sexo, utilização de fármacos anti-hipertensivos, tabagismo e história de diabetes mellitus como variáveis dicotómicas.

O risco de morbidade e mortalidade cardiovascular foi estimada utilizando a equação publicada baseada no estudo de Framingham16. A pressão arterial foi medida utilizando o monitor OMROM M7 (Omrom Health Care, pela dualidade da maioria dos-ku, Kyoto, Japão), de acordo com as recomendações da Sociedade Europeia de Hipertensión20. A concentração de lipídios e da glicose no sangue foram medidos em laboratório de referência de cada centro, depois de jejum de pelo menos oito horas. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado como peso (kg) / talla2 (m). A circunferência da cintura foi a média de 3 medições realizadas na cintura (no ponto médio entre a última costela e a crista iliaca com fita métrica flexível), paralela ao chão e a capacidade depois da inspiração.


Por