Javier Ormazábal, Presidente Velatia:”Os Políticos Precisam Conter O Grau De Incerteza”

�Que é a Indústria 4.0? A Indústria 4.0 é uma indústria em que os meios de geração lhes incorpora uma alta densidade de sensoriamento que coleta dados. A primeira coisa que interpreta a gente é que se trata de substituir humanos por robotsCreo que não, a robotização é um porte relativamente restrito do processo. Como serão as fábricas do futuro?

A fábrica do futuro será aquilo que você deve para satisfazer necessidades muito em mudança, e vai interferir muito a maneira peculiar que cada empresa tenha de confrontar o desafio de satisfazer as necessidades de seus consumidores. Como essa corporação do futuro cabem coisas do século XIX, como os sindicatos, por exemplo?

Os sindicatos do mesmo modo que as organizações devemos repensar de que forma nós cumprimos a nossa função social. Por aqui há muitas iniciativas, em particular, no Nação Basco, e liderada pela liga empresarial de Guipúzcoa, de recomendar um novo modelo de relações e de integração de todos os grupos de interesse de uma corporação.

Esse é um avanço oferecido por empresários e esperamos que, desde os sindicatos se perceba adequadamente. Ainda temos mecanismos de confronto que não são saudáveis, que nos executam perder competitividade e todos nós devemos fazer esforços para aparecer a uma nova forma de assimilar a empresa.

Claro, a corporação prontamente não é um ambiente de estamento, onde há trabalhadores, gestores, sindicatos, sala de jantar, armário de medicamentos, mas que se produz a integração de gerações diferentes, com interesses diferentes, e onde, além coexistem humanos com robôs. Enormes. Em primeiro lugar, não perdemos nenhum dos desafios convencionais.

  • 2 Os primeiros trabalhos de transnacionais são empresas industriais
  • A Argélia
  • 136 Graças Wikipédia
  • Abertura dos punhos das portas

Para mim, o primeiro é o de responder as necessidades de seus freguêses, gerar respostas a necessidades ainda não existentes, e isto te leva a absorver o talento direito pra conceder uma resposta diferencial. O que a reflexão lhe suscita? A primeira coisa que me suscita é que é um conteúdo muito complexo, que está muito remoto de ser as habilidades ou capacidades que eu tenho de análise. É verdade que qualquer decisão de alto grau político, principlamente se se leva em ambientes muito afastado, vai me afetar.

Nós somos um potencial usuário intensivo de 5G. Eliminar da equação a um dos jogadores mais construídos tem um embate. Quando uma pessoa me coloca diante de dúvidas de defesa nacional ou de interesse comum, eu tenho que plegarme a esses interesses. Contudo não há dúvida que são coisas que, em termos gerais, deve ser muito excepcionais.

o Que temos que exigir de nossos políticos neste sentido? O que lhes peço é o que me pedem pra mim meus grupos de interesse. Sabemos que temos um recinto em transformação, situações que não se podem prever. Eu amo de ter a emoção de que existe um critério que se mantém no tempo e que se vai adaptando às circunstâncias.


Por