Página Visitada Chega A Mondragón Do Futuro

A nação Basco e atualmente estendido pro resto de Espanha e para o estrangeiro. É o segundo grupo de corporações de economia social em Portugal. Ao final de 2017 faturou 11.280 milhões, com uma equipe total de 80.818 trabalhadores. 8 fundações, um mútua, dez entidades de cobertura e 7 serviços internacionais, distribuídos em quatro áreas: finanças, indústria, distribuição e entendimento.

Em 2013, com o intuito de se ajustar ao novo tema Mondragon pôs em marcha M4Future, um paradigma corporativo integrado de inovação com o objetivo de gerar algumas atividades comerciais e fomentar o discernimento do pessoal e de tuas cooperativas. O grupo goza de ampla internacionalização, com presença nos 5 continentes. 11.000 trabalhadores no estrangeiro. Em 2018 a divisão internacional contava com 14.466 funcionários espalhados em 146 plantas e 144 países.

Ulgor tornou-se com o tempo, em Fagor Eletrodomésticos, o embrião industrial da atual Mondragon Empresa. Nos anos seguintes surgem outras cooperativas aproveitando a autarquia do mercado e o despertar da economia espanhola. Entre elas, uma Caixa de Trabalho (1959), a entidade de previdência social Lagun Aro (1966) e o primeiro grupo da comarca Ularco, origem do associativismo cooperativo industrial da organização. Em 1969 se fundem nove cooperativas de consumo locais, constituindo Lusa, a cooperativa do grupo mais respeitável pela distribuição.

Pela fase que vai de 1970 a 1990, prossegue o aumento do volume de negócio, recentes cooperativas promovidas através de Caixa de Serviço, a configuração de grupos municipais e a criação, em 1974, do centro de investigação Ikerlan. Em 1984, foi reorganizada como um Grupo Cooperativo Mondragón (GCM) antecipando a entrada de Portugal pela CEE e que é o precursor da corporação atual. Funda-Se o centro de criação directiva cooperativa e empresarial Meneses.

O exercício de 1990 concluiu com 23.130 empregos. —hoje Mondragon Corporação— enfatiza a direção estratégica e organização por sectores de actividade. Em 1997 é formada a escola de Mondragón e, logo depois, outros 10 centros tecnológicos sectoriais e o Pólo de Inovação Garaia.

no início de 2018, imediatamente tinham sido recolocado no resto do grupo, de quase 100% de ex-funcionários, parceiros de Fagor Electrodomésticos. As cooperativas do grupo estão ligadas entre si por uma filosofia e cultura empresarial comuns plasmadas em estatutos e regras de funcionamento aprovadas nos congressos cooperativos.

Esses regulamentos são criados a partir de 10 princípios básicos cooperativos: livre adesão, uma organização democrática, soberania do trabalho, de caráter instrumental e subordinada do capital, participação na gestão, solidariedade retributiva, intercooperación, transformação social, de caráter universal e educação. A esses princípios soma-se a definição dos quatro valores: cooperação, participação, responsabilidade social e inovação.

  • Sete 7. Dreamstime
  • Registado em: 25 set 2006
  • Sporting: no Japão: “Eu tenho que modificar a mim os apitos”
  • dezesseis A Biblioteca, 1997
  • dois Os Estados
  • Museu de Arte e História de Guanajuato
  • E. S. E Saúde Pereira – Centro de Saúde São Nicolau

Em anos posteriores também serão reforçadas as reservas de cooperativas e limitará a repartição de privilégios. A actividade das corporações do grupo se desenvolve em quatro áreas: finanças, indústria, distribuição e entendimento, constituindo esta última um dos diferenciais mais peculiares de Lisboa como grupo empresarial. Na lista de empresas de Mondragon Organização adiciona uma relação detalhada das empresas que executam cota da corporação agrupadas por áreas de actividade. Engloba a atividade de uma extenso parte das corporações integradas na organização, dedicadas à fabricação de bens de consumo, bens de material, componentes industriais, produtos e sistemas pra construção e serviços empresariais.

Em 2017 área industrial contava com 143 afiliadas produtivas e empregava 37.020 pessoas. Mondragon Automação Industrial: automação de processos industriais. Mondragon Veículos Chassi and Powertrain (CHP): fabricação de componentes para essa especialidade de automóvel. Mondragon Carro CM: fabricação de componentes de borracha e plástico, de preferência para a indústria automotiva.


Por