Vieses Cognitivos: Guia Para Lutar Contra O Seu Cérebro: Os Vieses Cognitivos
Imagine que você está assistindo a um jogo de basquete e um dos jogadores leva imediatamente três triplos seguidos. É possível que sonhe que está em surto e que poderá encestar todos os triplos que quiser. Pois não. Você está sendo vítima de um viés cognitivo e você está dando mais relevância a 3 eventos isolados que toda a série de tiros de 3 nesse jogador.
Um viés ou prejuízo cognitivo é uma análise errada e ilógica da dado acessível, ao dar demasiada importancia ou demasiada curta pra alguns aspectos. Estes erros não são consequência de que o nosso cérebro funcione mal. Ao oposto: não queremos verificar todos os detalhes ao nosso alcance, então que processamos a informação por meio da intuição, tentativa e defeito, e outros métodos informais (heurística).
- as Tuas rosas vermelhas (1983)
- Proibição do trabalho por empreitada ou por leilão
- Só tu estás comigo (1954)
- se Se examinar que há “copyvio” ou outra falta que garante deletado sem conversa
- Mesmo nos casos de mulheres mais liberadas, em moradia têm os mesmos problemas
- 2 Governo federal 2.2.1 Presidência da República
Viés de confirmação. Nós aceitamos sem mais provas que apoiam as nossas ideias, sempre que que nos mostramos céticos com as que são contrárias, considerando-parciais ou interessadas. Como explica Michael Shermer em The Believing Brain, reagimos de forma emocional a detalhes conflitantes e depois racionalizamos por que gostamos ou não.
Ilusão de série ou ponto de vista. Às vezes vemos padrões onde não os há. Como explica assim como Shermer, estamos preparados pra interpretar em conjunto fatos que poderá parecer que não estão relacionados. Se ouvimos ruído no mato, pode ser um predador.
Ou só o vento. E é melhor errar com um incerto positivo que com um errado negativo, por causa de um defeito poderá supor a nossa morte por excesso de firmeza. A dificuldade é quando isso nos leva a acompanhar teorias da conspiração por todas as partes.
A correlação ilusória também é parecida com a de ponto de visibilidade. É a tendência a assumir que há uma ligação entre duas variáveis, apesar de não haja detalhes que confirmem, como por exemplo, no caso dos estereótipos. A falácia artigo hoc, ergo propter hoc assume que esta relação é causal com o fato de que uma versátil aconteça atrás da outra, como se o canto do galo a produzir a saída do sol. Efeito Barnum ou Forer. Heurística de disponibilidade. Tomamos decisões rápidas sem ter todos as informações, simplificando o máximo possível os passos que necessitamos ter em conta. Como por exemplo: Maria tem trinta e um anos, é solteira, independente e inteligente.
Estudou Filosofia e na escola eu estava muito interessada por perguntas de diferenciação e de justiça social, participando, como por exemplo, em manifestações contra as centrais nucleares. O que é mais provável que Maria trabalhar em um banco, ou que Maria trabalhar em um banco, e seja membro ativa do movimento feminista?